Controladoria e Controller Jurídico
A Controladoria Jurídica tem a função de gestão e organização do escritório de advocacia por meio do gerenciamento e controle das demandas, objetivando a padronização e parametrização das atividades do setor jurídico. Dentre as funcionalidades, elencamos as seguintes demandas: o controle e distribuição dos prazos judiciais, a análise eficiente de dados, a gestão financeira, a avaliação do desempenho da equipe, entre outras.
Consequentemente, a controladoria planeja maneiras de coordenar os procedimentos de forma a mantê-los estruturados e organizados. Inclusive, define metas e prazos que impactam nas próximas medidas a serem deliberadas; cataloga indicadores demonstrando números aos gestores para análise de metas. Do mesmo modo, essas metas e prazos também servem para preservar o cliente e também, monitorar a qualidade do serviço prestado pelo escritório.
É um setor estratégico que melhora o funcionamento e o andamento das tarefas do escritório, pois traça medidas para assegurar a otimização e o melhor aproveitamento do tempo já que faz um balanço de qualidade para verificar se as metas estipuladas estão sendo cumpridas, em qual tempo e se os investimentos estão dando retorno ou se justificam.
Dessa forma, a controladoria fornece informações quantitativas e qualitativas da produtividade da equipe, cumprimento de prazos e os resultados obtidos nos processos, por exemplo. Costuma ser composta pelo controller jurídico, que é o gestor do setor, cujas funções são exercidas geralmente por um advogado com domínio em análise de dados jurídicos, processos eletrônicos e ritos processuais.
Também é preciso conhecer bem a estrutura do Poder Judiciário, o perfil dos sócios e dos advogados, bem como ter conhecimento das regras operacionais de processos judiciais, domínio dos sistemas dos processos eletrônico, e possuir diversas habilidades como organização, disciplina e responsabilidade.
Portanto, a controladoria na área da gestão jurídica é um dos maiores avanços, já que é um mecanismo que proporciona organização e crescimento do departamento jurídico ou escritório jurídico. É possível não somente controlar as demandas e procedimentos diários, mas também pensar estrategicamente sobre as decisões a serem tomadas para atingir os melhores resultados.
CONTROLLER JURÍDICA: Dra. Mariana Abreu - OAB/RS 129.844
Na Ruggeri & Rosa possuímos uma equipe especializada em controladoria que através de processos estruturados, traz resultados incríveis para seus clientes! #qualidade #produtividade #advocacia #investimentos
VOLTAR