O que é o compliance em condomínios?
O compliance em condomínios nada mais é do que um pacote de normas e condutas, bem como boas práticas que visam regularizar e balizar a gestão de um condomínio. Cada condomínio conta com seus próprios desafios e peculiaridades que vão desde a dimensão geral do imóvel até as normas exclusivas determinadas pela ata de gestão condominial.
O objetivo do compliance condominial é criar normas e procedimentos, internos e externos, identificar problemas na rotina condominial, prevenir o condomínio de possíveis riscos de descumprimento da lei, detectar possíveis fraudes por meio de auditorias (os subornos), desenvolver uma cultura organizacional baseada em regras e procedimentos internos, entre outros.
Para que se implemente o compliance na gestão condominial se faz necessário conhecer as particularidades do condomínio, mapeá-lo identificando os riscos do condomínio, elaborando manual de condutas, supervisionando os contratos de prestação de serviços, conhecendo a legislação vigente, adotando a tecnologia como a maior aliada e engajando sua equipe por meio de treinamentos e feedbacks periódicos.
As vantagens de se ter um programa de Compliance em seu condomínio é identificar riscos e prevenir problemas, melhorar a eficiência e qualidade dos serviços, aprimorar a governança corporativa, consolidar a cultura organizacional focada na ética e na sustentabilidade, bem como tornar as correções efetivas de não-conformidades.
Assim, concluímos que no contexto condominial, o compliance abrange um conjunto de normas que visam garantir a conformidade legal e ética na gestão do condomínio, visando observar e atender cada uma das regras que regulam o setor, dispondo dos dispositivos e protocolos de segurança, garantindo a regularidade fiscal, mantendo uma gestão contábil transparente e aberta à auditoria e consulta dos moradores.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@ruggerierosa.com.br!
VOLTAR